Motion Collabs é uma iniciativa de um grupo de motion designers do mundo, que se conheceram através da internet, visando realizar diversos trabalhos criativos no campo do motion design. A participação é livre para qualquer nível de experiência.
_________________________________________________
Nessa collab, para estrear a nova identidade visual da iniciativa, cada motion designer foi desafiado a animar a versão final do logotipo. A seguir, minha proposta:
No link do título, todas as outras contribuições.
__________
Nessa edição, a demanda era criar uma abertura para uma série ficcional do jogo Clue ("Detetive", no Brasil). As exigências eram que os vídeos usassem a mesma trilha musical, tivessem 30s e mostrassem, em ordem, os nomes do elenco e logo ao final.
Minha proposta foi trabalhar a planta da mansão que é representada pelo tabuleiro do jogo, construindo as delimitações de cada cômodo e compondo um jogo de luz e escuridão com luzes remetendo a portas e janelas, chegando ao clímax visual com o uso do vermelho em sincronia com os pontos altos da trilha.
No link do título, todas as outras contribuições.









__________
Para comemorar o Ano do Dragão chinês, o collab pediu que cada participante fizesse uma animação curta, em janela vertical, com um dragão. Minha peça usou mídia mista (filmagem, animação 2D e rotoscopia) para criar um dragão estilizado que saía de um iPad.
No link do título, todas as outras contribuições.
__________
Nessa edição, a proposta era que os participantes criassem a abertura para uma série ficcional sobre a lenda do rei Arthur. A exigência era apenas de que os nomes dos personagens e o logo aparecessem em algum momento.
Decidi criar um grande vitral colorido com simulação de iluminação volumétrica e movimentos de câmera sutis com os nomes envolvidos, exercitando uma linguagem e visual que não costumo trabalhar no After Effects.
No link do título, todas as outras contribuições.
__________
O desafio dessa edição era que colaborativamente animássemos a música "Can I Kick It?", do conjunto A Tribe Called Quest. Cada participante ficou com aproximadamente 7 segundos de material para desenvolver, e ao final tudo foi editado no mesmo vídeo.
Me voluntariei para fazer os segundos de abertura da música, animando tipografia e conferindo um visual CRT/videocassete para estilização.
No link do título, a música completa com todas as contribuições.
__________
Outra edição que envolvia criarmos um vídeo colaborativo, com alguns segundos de animação para cada pessoa, construindo sobre a música "Carried Away" do grupo Passion Pit. Como meu trecho foi o último do vídeo, procurei criar um final divertido numa estética totalmente vetorial.
No link do título, a música completa com todas as contribuições.
__________
Ainda na proposta de preencher uma canção com pequenos clipes feitos por cada participante, fizemos "Stay With Me", música de Miki Matsubara. A seguir, minha proposta, baseada no famoso cruzamento de Shibuya, no Japão.
No link do título, a música completa com todas as contribuições.
Na edição Game Trailers do Motion Collabs, fomos divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável por criar, animar e finalizar um trailer de um jogo de videogame fictício em determinado gênero.
Meu grupo ficou com o gênero FPS (First Person Shooter). Colaborativamente, desenvolvemos proposta, storyboard, conceitos de arte e animações.
A minha colaboração ao grupo foi desenvolver e animar os logotipos (do jogo e do estúdio ficcional) e finalizar o vídeo, fazendo composição, transições, tratamento e edição final de todos os vídeos com a trilha musical escolhida, além de tratamento de som e efeitos sonoros.
No link do título, todos os projetos dos diferentes trailers.

